segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O navio afasta-se



O navio afasta-se lentamente do cais, as silhuetas ficam cada vez mais indistintas e na memória dos que partem só fica o ronco da chaminé a anunciar a partida.
O mar é escuro, profundo e misterioso, o navio entra nele sem medo, mas atento; à frente está a travessia que se anuncia longa e talvez perigosa. Os dias passam iguais, mar e mais mar, água, espuma, nuvens brancas ou negras, um céu que de vez em quando muda de cor e se torna ameaçador.
Instala-se um sentimento de melancolia, o entusiasmo do início desaparece para dar origem a uma sensação de cansaço e claustrofobia. Há romances que começam, outros que acabam, há traições e mistérios.
As nuvens agitam-se cor de chumbo e as ondas balançam o navio, mais, cada vez mais, varrem-no de lado a lado, da proa à ré, de bombordo a estibordo, violentamente. Uns rezam, outros choram, outros aterrados, esperam. Uma noite de inferno. O navio e o mar, uma luta desigual, as ondas ainda, triunfantes, violentas.

O vento acalma e o navio entra finalmente no porto. Terra enfim; descem os primeiros passageiros, cambaleantes, pálidos, lá em baixo abraçam como zumbies os que os aguardam. Balançam na terra como se estivessem possuídos por uma força misteriosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário