terça-feira, 8 de outubro de 2013

O passado é um presente?





O passado é um presente, presente como? Presente como a única coisa que temos a certeza que possuímos, que é nossa, exclusivamente nossa, sim, o passado é um presente que a vida nos foi oferecendo ao longo dos anos e que fomos ou não capazes de saborear, de aproveitar, de desperdiçar.
Quanta vida, tempo de vida que deslizou por entre os dedos, sem que nos preocupássemos um segundo que não o recuperaríamos nunca, que deitámos pela janela fora sem nos apercebermos que ele não voltaria mais.
O tempo é a estrada da nossa vida. Lembro-me de um amigo que não sabia guiar e pedia sempre para o levarem pelo caminho mais bonito, com curvas e contra curvas, com a vista surpreendente do mar, do precipício, das rochas abruptas, da subida difícil pela estrada estreita da montanha, da paisagem que de repente nos corta a respiração.
E quando cai um nevoeiro cerrado, que nos impede de perceber para onde vamos mesmo com os faróis acesos numa tentativa de encontrar a direcção correcta, resta-nos esperar que o fim não esteja tão longe assim.
O presente é tão fugaz que se perde entre o passado que sabemos ter e o futuro que queremos ter.

HB


Sem comentários:

Enviar um comentário